Correio Popular Notícia



CENTRAL HIDRELÉTRICA
Governador inaugura usina em Chupinguaia

Data da notícia: 2015-04-18 07:41:56
Foto:

(Da Redação) O Grupo César Energia, do empresário e prefeito de Rolim de Moura, César Cassol, inaugurou na última quinta-feira (16) a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) César Filho Energia, em Chupinguaia, com capacidade para gerar 8 mil watts de energia. A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Confúcio Moura.
O empresário César Cassol disse que a Usina César Filho tem duas turbinas, que irão gerar 8 mil watts de energia. Essa PCH é interligada com outra usina do grupo, a Primavera, que foi repotencializada, passando de 18 mil para 20 mil watts a produção. Em breve a capacidade de geração será de 25,5 mil watts. O empresário explicou que toda energia gerada vai para Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Primavera de Rondônia; e depois para o linhão que transporta para o sistema nacional e abastece o estado de Rondônia e o restante do País.
Segundo César Cassol, parte da energia produzida pelo grupo é vendida para a Eletrobras Rondônia e o restante é comercializada no mercado livre do Brasil. ?Nossas usinas são interligadas ao sistema nacional. Estamos produzindo a energia que o Brasil precisa? destacou o empresário.
?Fiz questão de prestigiar a inauguração da Usina César Filho, do Grupo César Energia. Quero parabenizar o empresário e sua família pela ousadia e o pioneirismo de ser produtor de energia elétrica para o Brasil?, disse o governador, lembrando que o país está em crise por falta de energia e o empresário César Cassol está dando sua contribuição com essa central hidrelétrica.
Confúcio Moura também falou da importância do empreendimento para Rondônia. ?A PCH gera empregos, impostos e movimenta a economia do estado. O governo tem que estar ao lado dessas pessoas que promovem o desenvolvimento. Estou aqui para apoiar essa iniciativa?, afirmou.

Usina de Calcário
Após a inauguração da PCH, o governador e comitiva foram com o empresário César Cassol para o município de Parecis, onde está sendo construída a Usina de Calcário do Grupo César. Confúcio Moura visitou as jazidas e viu de perto a grande quantidade de rocha que será transformada em calcário para ser usado na correção do solo e aumentar a produção do estado.
Confúcio Moura disse que Rondônia precisa de um milhão de toneladas de calcário por ano; a usina do estado, administrada pela Companhia de Mineração de Rondônia (CMR) irá produzir cerca de 500 mil toneladas para atender aos pequenos produtores, enquanto a usina de César Cassol irá atender aos grandes produtores. ?Assim, uma complementa a outra?, ponderou o governador.
Segundo César Cassol, a usina de calcário deverá ser inaugurada até o final do mês de maio; e irá funcionar em três turnos, produzindo três mil toneladas de calcário por dia.
Acompanharam o governador, os deputados Luizinho Goebel e Só na Bença; além do secretário Chefe da Casa Militar, major Maurício Gualberto; e autoridades da região. Com informações de Eleni Caetano ? Assessoria.


Fonte:






Noticia vista 1805 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.